Behind the scenes – Por que usar iPhone 7 Plus para gravar SIMBIUS.

Share

 

Esse vídeo lançado no dia Mundial da Terra foi um teste de um projeto desenhado por mim e minha esposa, que busca unir novas tecnologias e as redes sociais para estimular e fortalecer laços de crianças com o mundo natural e com outras culturas.

 

Neste trabalho, minhas pretensões iniciais se resumiam em ter minha filha ao meu lado no momento da idealização e no momento de gravar com os pescadores. Ao tê-la ao meu lado no início, pude fazer com que ela percebesse o quanto considero importante suas colocações. Ao reencontrar velhos amigos, pude fazer com que ela provasse as manifestações de carinho que sempre me foram dadas assim como fazer com que ela desenvolvesse suas próprias relações.

Vários motivos me fizeram optar pelo iPhone para a produção deste vídeo. O primeiro foi incentivar minha filha a criar uma relação com esse equipamento percebendo-o como uma grande ferramenta, capaz de produzir histórias em altíssima qualidade, de forma simples e difundi-la em uma escala global.

Ser discreto. Esse foi o outro motivo por optar pelo iPhone. Para documentar o modo de vida de outras culturas é necessário ser discreto. Quando falo descrição não me refiro a ser furtivo na captação de imagem, mas ter cuidado para não montar um circo no meio de comunidade. Creio que não existe outro equipamento como iPhone 7 Plus, que seja capaz de caber no seu bolso, com condição de produzir fotos e vídeos (4K) com tanta qualidade e praticidade, e claro, agilidade no deslocamento.

Aguardem a continuação deste projeto usando o iPhone 7 Plus para produzir imagens de outras espécies de animais selvagens. Um desfio que vai ter que contar com muita criatividade e, para isso, nada melhor que mente fértil de minha filha.

Aproveito para comentar sobre o uso de alguns acessórios que usei na produção do vídeo.

Nesse vídeo tive que ficar próximo aos pescadores, me movimentando o tempo todo para não interferir nas ações deles. Então optei por substituir o tripé por um estabilizador de imagens DJI Osmo Mobile. O Osmo foi determinante para estabilizar imagens captadas, às vezes usando a tele (2x) do iPhone 7 Plus outras, a tele (2x) Olloclip Active Lens.

O DJI Osmo Mobile é sem dúvida um excelente estabilizador. Trabalhei na beira da praia sob vento forte, fiquei impressionado como ele é capaz de compensar a ação do vento. Mas tive problemas para fazer o balanço ao usar a Olloclip. Essa lente é pesada e faz com que o telefone pese mais do que o previsto para Osmo Mobile. Tive que resolver o problema fixando um contra peso no braço do Osmo .

 

Usei a Olloclip Active Lens somente na lente tele 2x, uma vez que a grande angular causou deformidade nas imagens e que não me agradaram (efeito olho de peixe). A Ollocip não trabalha muito bem no iPhone 7 Plus, pois não funciona no modo retrato e tampouco funciona com a tele do iPhone 7 Plus. Pensei que pudesse somar a lente 2x do Iphone 7 Plus com a 2x oferecida pela Olloclip, mas não funciona. A qualidade da tele de 2x é ótima no centro da imagem, mas as bordas perdem qualidade ótica.

 

Olloclip com lente telephoto 2X

Olloclip com lente telephoto 2X.

 

Foi necessário criar um sistema capaz de contrabalançar o peso da lente Olloclip

Foi necessário criar um sistema capaz de contrabalançar o peso da lente Olloclip.

 

 

 O primeiro contrapeso que usei foi usando um batata. Mas logo substitui por um parafuso com jugo de parcas fixado com velcro

O primeiro contrapeso que usei foi usando um batata.
Mas logo substitui por um parafuso com jugo de parcas fixado com velcro.